Mito - Bafo da Jibóia

|

http://lh5.ggpht.com/victorcruel/SHoebbi5yUI/AAAAAAAABGs/iMzi8KoNhks/jib%C3%B3ia_thumb%5B1%5D.jpg

Relato: “A Jibóia, quando ameaçada ou em busca da sua presa, elimina um bafo venenoso capaz de imobilizar e até mesmo matar sua presa ou agressor. Esse bafo vem acompanhado de um “urro” característico, mostrando assim seu poder agressivo”

Verdade: Em primeiro lugar deve-se saber que a Jibóia (Boa constrictor constrictor) não é uma serpente peçonhenta. Sendo assim, não possui glândulas secretoras nem canal inoculador de veneno. Mata suas presas por constrição, enrolando-se ao corpo da vitima e comprimindo-a até que fique imobilizada.

Quando se sente ameaçada, expira o ar dos pulmões com muita força, que ao passar pela glote produz um ruído característico. O “Bafo da Jibóia” nada mais é do que a eliminação violenta do ar contido em seus pulmões, não havendo veneno ou toxidade alguma nesse ar eliminado. Como mecanismo de defesa, algumas vezes esse fenômeno pode vir acompanhado de uma mordida.

 

©2011 Mitos e Crendice - Escola Estadual Adventor Divino de Almeida / 8ºA Matutino | Blogger Desenvolvido por Rudson Miranda | 8º Ano A / Escola ADA